top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Black Mirror - 6 Temporada



A série que já foi um fenômeno por seus debates sobre o uso da tecnologia é descabelada para mais cinco episódios. Mas o que sobrou de Black Mirror?

.

Vamos aos episódios:

.

O primeiro episódio, Joan is Awful, nos leva para uma meta série infinita, na qual o dia de Joan se transforma numa série de sucesso de uma plataforma de streaming sem ter nenhum controle sobre isso.

.

Com tom de comédia, o roteiro brinca com nossa incapacidade de ler contratos virtuais, e leva às últimas consequências a falta de controle que temos sobre a nossa própria vida. A história também levanta a questão das reproduções digitais que substituem os atores e o direito que temos sobre nossa própria identidade.

.

Por si só já é interessante essa crítica na própria casa do seriado, mas ganha ainda mais camadas de lembrarmos que existe uma greve de roteiristas no momento de lançamento, e que uma das pautas é o uso de IA para escrever os roteiros.

.

8,5/10

.

Loach Henry apresenta um casal de jovens documentaristas que resolve fazer uma série sobre os crimes ocorridos no vilarejo da infância de um deles, mas a investigação acaba revelando segredos obscuros.

.

Mais uma vez o humor toma a maior parte da narrativa e explora a temática dos crimes reais que estão em alta nos últimos anos. Aqui a produção se vale da ambientação do vilarejo isolado para criar um cenário de horror antigo e escondido que encontra sua pior manifestação dentro dos mais inocentes moradores.

.

Mais um episódio que faz um aceno para um dos maiores sucessos recentes da cultura pop: o "true crime" com a exploração de violências ordinárias.

.

8,5/10



Beyond The Sea nos leva para uma década de 1960 alternativa e usa a tecnologia para discutir sobre relacionamentos com dois astronautas que visitam sua família com avatares robóticos.

.

As tomadas silenciosas, a inspiração na nave de 2001, a atuação e a tensão criada pelo drama de ambos os personagens são o ponto forte. Mas falha no desenvolvimento da trama que se mostra previsível, além de escolher um recurso narrativo para a motivação dos personagens, que é bastante questionável.

.

6/10

.

A divisão desta análise em duas ocorreu pelo tamanho, mas também foi muito fortuita no momento do corte, pois para muitos, os últimos dois episódios nem são Black Mirror.

...

Maze Day acompanha uma paparazzi em meados da década de 2000 que resolve pegar um último e extremamente lucrativo trabalho: tirar fotos de uma estrela de Hollywood que foi expulsa do set de filmagem e se escondeu de todos.

...

É o menor dos episódios, mas existe uma construção e desenvolvimento de trama e personagens muito bom, o maior porém fica por conta do tema. É um horror, que questiona a mídia e a superexposição dos atores, mas o fator tecnologia precisa de muita boa vontade para apontar um ou outro elemento como justificável.

...

7,5/10



Demônio 79 conta a história de Nida Huc, uma mulher solitária e introspectiva que sofre com a xenofobia crescente em uma Inglaterra em crise. Um dia, ela sem querer encontra um amuleto que invoca um demônio em treinamento e precisa matar três pessoas em três dias para evitar o apocalipse.

...

Não é preciso se esforçar muito para perceber que é uma comédia satírica, ainda que apresente alguns elementos sociais, o foco é mesmo o humor com um demônio espirituoso e uma protagonista reticente de sair assassinando qualquer um.

...

A tecnologia que sempre definiu a série não existe, mas chama a atenção pela estética que assume a década de 1970 por completo, da abertura e trilha sonora pop de cortes secos à saturação e granulação de cada uma das tomadas.

...

7/10

...

Ao fim da jornada, podemos concluir que tivemos grandes episódios e boas histórias, mas que seus criadores já cansaram de falar sobre o mesmo tema por tantos anos e resolveram colocar outras temáticas de baixo do mesmo guarda-chuva. Na média acredito que valeu a pena, mas grande parte dela poderia estar em outra série.

...

Disponível #netflix

...

Temporada: 7/10

Série: 8/10

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page