Quando falamos sobre traição, existem inúmeros fatores que eu não vou abordar aqui, assim como o que é traição difere entre os combinados de cada casal. Aqui vou apresentar um olhar sobre a traição a partir dos 5 níveis de comunicação, envolvendo o relacionamento os personagens Scott, Jean e Emma Frost.
Existem vários níveis de comunicação, nem toda comunicação tem o mesmo grau de importância, alguns níveis promovem mais intimidade do que outros, em uma relação nos comunicamos em todos os níveis, mas a ideia é passarmos mais tempo em níveis superiores.
Bora lá destrinchar essas ideias e entender melhor o que pode ter acontecido na relação de Jean e Scott e a entrada de Emma nesta trama toda. Uma breve contextualização:
Scott e Jean são um casal dos quadrinhos Marvel há muitos anos, porém no fim dos anos 90 em uma batalha com o vilão Apocalipse, Ciclope se sacrificou e ficou desaparecido, “retornando” depois de um tempo.
Ao mesmo tempo a própria Jean teve que lidar com a perda do marido e mudanças em seus próprios poderes e autoimagem, quando Ciclope retornou ambos não eram as mesmas pessoas de antes.
Por aqui já podemos trazer os 5 níveis de comunicação para clarificar a falta de comunicação entre o casal. No nível 1 e 2 de comunicação, percebemos o básico da cordialidade e afeto entre ambos, mas devido a rotina de missões e a falta de disponibilidade emocional, o importante não é dito e a intimidade é afetada, aumentando a distância entre eles.
É neste ponto que Emma entra na relação, alguém no qual Ciclope se sente confortável em conversar a respeito do que rola na relação. É possível perceber a ausência dos níveis 3 e 4 de comunicação, no sentido em que:
Jean não comunica ao marido seus sentimentos envolvendo o retorno do mesmo, suas mudanças e o que pensa sobre o distanciamento dos dois na relação. Scott não comunica a sua esposa seus sentimentos a respeito de não conseguir corresponder às expectativas da mesma, assim como seus pensamentos sobre as mudanças de Jean e o impacto na relação.
Com esse vazio na intimidade, o que a princípio não passava de desabafos com Emma, se torna um relacionamento extraconjugal, nestas circunstâncias, um terceiro encontrou espaço para entrar.
Se pensarmos no 5 nível de comunicação, ambos poderiam ser sinceros com seus pensamentos e sentimentos em relação ao relacionamento: havia afeto entre ambos, mas não o suficiente para manter uma relação, a ideia de estarem juntos frente aos desafios, era mais importante do que reconhecer que a relação entre os dois não estava fazendo mais sentido.
Haviam muitas expectativas e projeções entre eles e menos diálogo para clarificar o que de fato ambos estavam vivendo e sentindo, o desfecho não poderia ser outro.
Comments