Massacre Marvel, para muitos, é uma mega saga dos anos 90 bem descartável, mas confesso que eu até gosto – tirando tudo que não envolve os X-Men me agradou um pouco.
Para quem não sabe, nos anos 90 eram os quadrinhos dos X-Men (percebe-se pela quantidade de títulos e a qualidade questionável deles) e também os títulos do Homem-Aranha que vendiam lá na Marvel.
Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Capitão América e Homem-de-Ferro caminhavam muito mal das pernas. Outro ponto importante é que a Marvel tinha sofrido uma debandada de seus artistas mais famosos na época, por conta de desacordos de royalties e outras questões a respeito da criação dos personagens.
Logo surgiu a editora Image Comics, fundada por esses artistas fazendo bastante barulho e dinheiro, e que influenciou também como a arte era apresentada nas HQs. Os anos 90 foram marcados pelas artes extravagantes, desproporcionais, apelativas e bem violentas, em detrimento da qualidade dos roteiros e argumentos.
A Marvel vendo que vários títulos dos seus quadrinhos não vendiam, teve a ideia de dar um reboot nestes personagens e recriá-los aos moldes do que fazia “sucesso” na época, chamando os artistas da Image para Tal empreitada, “sucesso” este que já estava dando sinais de fadiga.
Como os X-Men vendiam que nem água e todo ano havia uma mega saga envolvendo todos os títulos da franquia X, resolveram utilizá-los para ser o ponto de partida para a concretização do reboot.
Nem um pouco ligeiros, né? Ao longo das edições somos apresentados ao Massacre, uma entidade psíquica com os traços de personalidade combinados do Professor Xavier e de Magneto, suas habilidades são um misto dos dois mutantes.
Para vencer o Massacre, foi preciso o “sacrifício” muito conveniente das equipes Quarteto Fantástico, Vingadores, Hulk, dentre outros, para acabar com a existência desta entidade, mas como veríamos, esses heróis não morreram e, sim, forma transportados para uma outra realidade, dando início ao reboot...
... Heróis Renascem, uma bosta que durou só 13 edições e serviu só para mostrar como a falta de um editorial inteligente fazia falta na Marvel nos anos 90!
Comentários