O maior detetive de todos os tempos e seu fiel companheiro e biógrafo desvendam um mistério espetacular nesta história original baseada na famosa obra de Sir Arthur Conan Doyle!
Um dos quadrinhos franceses mais inventivos de todos os tempos, com uma narrativa que simula a mente investigativa de Sherlock Holmes.
Editora Pipoca & Nanquim - 2023 - 108 páginas.
Eu ainda não tive oportunidade de ler os livros do personagem, mas assisti aos dois filmes, então essa é uma resenha de alguém leigo em Sherlock Holmes, mas compreendo que o cerne das histórias é a capacidade do personagem em desvendar os crimes mais diferentes por meio de inúmeras pistas.
Partindo deste ponto, a trama de Cyril Lieron é competente ao que se propõe. Ao apresentar, aos poucos, as pistas ao longo da trama é bem interessante como Sherlock vai realizando as ligações entre estas pistas e os acontecimentos.
A história se desenvolve de maneira orgânica e fluida, por mais que o próprio personagem e suas capacidades de dedução sejam fora da realidade, muitas vezes, mas diverte.
Agora, o que se destaca, sem sombra de dúvidas, é a arte de Benoit Dahan nesse quadrinho pessoal! Extremamente detalhada e imersiva, os recursos visuais utilizados para auxiliar os leitores é incrível.
É super interessante acompanhar o raciocínio de Sherlock Holmes por meio de um fio condutor que atravessa os quadros e direciona a atenção para os inúmeros detalhes que, provavelmente, passariam batido!
Sabe o que lembra as artes? Um mapa mental organizando suas ideias e suas ligações e associações entre elas em sua cabeça, nossa neste quesito o ilustrador esbanja criatividade e só acrescenta na qualidade do quadrinho.
PARA QUEM É ESSA HQ?
Acredito que para todos que gostam de uma trama de investigação, principalmente, se já acompanham o personagem em outras mídias. Por ser um volume único a história está redondinha.
Por mais que este quadrinho seja um pouco mais lento, por conta dos inúmeros detalhes que temos que processar para prosseguirmos na trama, ela não é arrastada, viu?
E você já leu essa HQ? Curtiu? Comenta aqui ;)
Comments