top of page

Giz: Uma HQ sobre infância, resistência e memória palestina

  • Foto do escritor: Carlos Pedroso
    Carlos Pedroso
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

A editora Mistifório acaba de lançar a campanha de financiamento coletivo para Giz, sua mais nova publicação. Com roteiro da educadora e ativista Pedagolítica, arte de Maurício Owada e edição de Alexandre Esquitini, a HQ mergulha no drama contemporâneo do povo palestino a partir do olhar sensível e imaginativo de uma criança. A campanha está no ar no Catarse e vai até o dia 6 de agosto. Acesse a campanha: www.catarse.me/hqgiz


Uma história sobre infância em tempos de ocupação


Com 48 páginas em preto e magenta, Giz apresenta a trajetória de Hannah, uma menina Palestina que vê sua vida mudar abruptamente após uma nova ofensiva do exército de ocupação. Forçada a fugir de sua casa com a família, ela atravessa um caminho cheio de perdas e brutalidades, mas também de imaginação e resistência. Em meio ao caos da guerra, Hannah se apega ao único objeto que conseguiu salvar: um giz de cera. É com ele que a criança transforma o medo em expressão e a dor em cor. O giz torna-se metáfora de luta, criação e esperança, uma linha tênue entre o trauma e o futuro.

Criação engajada

Giz é um trabalho potente e politicamente engajado. O roteiro é assinado por Pedagolítica pedagoga, professora e presidenta do Centro Zoia Prestes de Educação Multidisciplinar que traz para a narrativa sua vivência com a infância e sua atuação crítica na educação. A obra conta ainda com consultoria de Ualid Rabah, presidente da FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil), reforçando o compromisso com a representatividade e a responsabilidade histórica do projeto. A arte expressiva e sensível é de Maurício Owada, quadrinista conhecido por seu trabalho nas tiras Os Anacrônicos e nas revistas Japy, Tenebras e Homem-Chiclete. Com uma paleta reduzida, mas impactante, a HQ aposta no preto e magenta para construir atmosferas densas e líricas ao mesmo tempo.


Uma publicação Mistifório


Seguindo a proposta editorial da Mistifório, Giz é uma obra que utiliza a linguagem dos quadrinhos para provocar, emocionar e disputar o imaginário. A editora tem se consolidado como espaço para vozes diversas e narrativas fora do lugar-comum — uma verdadeira confusão de boas ideias.


Participe da campanha

O financiamento coletivo é a principal forma de viabilização da obra. Com diferentes faixas de apoio e recompensas exclusivas, a campanha fica no ar até o dia 22 de agosto de 2025. O lançamento oficial da HQ será anunciado em breve.


“Giz é um quadrinho sobre guerra, mas também sobre memória, arte e infância. É uma história de dor, mas sobretudo de resistência.”



Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast e canal no YouTube, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manter nosso site no ar. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI

Comments


Aqui a gente fala sobre a cultura pop com bom humor e acidez na medida certa. Trazemos pautas que realmente importam e merecem ser discutidas.

FIQUE LIGADO NASREDES SOCIAIS

Compre pelo link e nos ajude

AMZN_BIG.D-8fb0be81.png

ASSINE

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo do site.

Obrigado pelo envio!

© 2023 YELLOW TALK 

bottom of page