Projeto Aleatoriedades: Estrelas Profanas
- Monique Mazzoli

- 14 de ago.
- 3 min de leitura

O mais novo quadrinho, em parceria com Felipe Manhães e JV Santos, Estrelas Profanas, está no Catarse. E, como o nome do projeto já diz Projeto Aleatoriedades , as histórias que o leitor encontrará aqui fogem totalmente da normalidade, inundando as páginas com as mais diversas loucuras saídas das cabeças criativas dos autores.
"Olá! Tenho uma proposta de quadrinhos bem diferente. E se a gente misturasse alguns temas com alguns acontecimentos chave e fizesse um sorteio pra criar um enredo e depois alternasse entre a gente os desenhos das páginas até fechar uma história?"

Os autores, Felipe Manhães e JV Santos, relataram que a ideia inicial do projeto surgiu ainda na pandemia. Em meio ao caos vivido naquele período, muitos artistas direcionaram seus medos e frustrações para explorar novos projetos e tirar ideias do papel, momento em que a nata criativa teve sua ascensão. Podemos dizer que Felipe e JV beberam dessa mesma fonte.

Em uma entrevista recente com Felipe Manhães no Yellow Talk, o autor nos contou que o processo criativo do quadrinho foi algo totalmente inusitado. Cada autor sugeria um tema e, ao receber a história, o outro deveria dar continuidade a partir dali, como uma história sem roteiro, o que me fez pensar em uma espécie de “repente” quadrinístico. Louco, né?

Sinopese:
Uma invasão alienígena devasta a Terra e a humanidade é obrigada a viver no espaço, até que surge uma arma capaz de devolver o planeta aos humanos.
Mas por trás desse plot existe uma série de fatores inusitados, que envolvem experiências genéticas, monstros devoradores de construções e a tentativa de dois astronautas salvarem a humanidade utilizando o elemento mais poderoso do universo: o amor.
Mas não é uma história romântica, pelo contrário. É cheia de ação, aventura, ficção científica e drama existencialista. Preparem-se para o que vem pela frente.

Conheça os autores

FELIPE MANHÃES é quadrinista carioca, integrante do coletivo carioca Rio em Quadrinhos. Tem como principais títulos as HQs da série “As histórias não contadas de Ed & A Frase Secreta” e a webtira “A Menina, o Gato e o ex-Gato”, postada semanalmente. Publicou também as HQs “Histórias Desconexas de Violência Urbana”, “Projeto Aleatoriedades”, em parceria com J.V. Santos, e participou das duas coletâneas
“Riscos no Escuro” do coletivo Bereguedê, o qual também integra. Lançou 2 HQs financiadas através do Catarse: Microcontos em Quadrinhos, em 2023; Uma Vida Só, em 2024, que está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2025.

J.V. SANTOS, artista plástico, designer gráfico e professor é um quadrinista carioca, que publica em seu site, “Rabiscos Enquadrados”, tiras e quadrinhos curtos com temas que variam desde o humor a questões mais emotivas e sensíveis. Busca criar uma conexão mais profunda com o leitor enquanto divide seus sentimentos com eles. Já publicou de forma independente diversos quadrinhos como o poético “É preciso se afogar para viver” e participou de diversas coletâneas. É membro dos coletivos Rio em Quadrinhos e Bereguedê.

A revista terá 56 páginas, no formato 14 x 21cm. O miolo será preto e branco em papel offset 90g e capa colorida em cartão triplex 250g com laminação fosca. E você pode apoiar clicando AQUI.
Curtiu? Então apoie você também esse projeto e conheça a força criativa nascida dessa parceria muito louca em Estrelas Profanas.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.




Comentários