top of page
Foto do escritorCarlos Pedroso

Editora Poptopia: Uma Nova Jornada no Mercado de Quadrinhos no Brasil

O mercado de quadrinhos no Brasil é desafiador, mas também cheio de possibilidades. É nesse cenário que nasce a Editora Poptopia, fruto da união entre uma loja física consolidada e um canal do YouTube com uma base de seguidores apaixonados pela nona arte. Com uma proposta ousada e estratégias claras, os fundadores Kevin e Daniel compartilham suas visões, desafios e expectativas para essa nova empreitada editorial.



Nesta entrevista exclusiva, Kevin e Daniel falam sobre os critérios para escolha das obras que compõem o catálogo inicial da editora, sua percepção sobre o mercado brasileiro, e como pretendem conquistar o público. Eles também discutem os desafios da transição de um canal de resenhas para uma editora, a maneira como lidam com críticas, e os planos para distribuição e acessibilidade de suas publicações.


Prepare-se para conhecer mais sobre a Editora Poptopia e o impacto que ela pretende causar no mercado nacional de quadrinhos!


Quais foram os critérios de escolha das obras?

Kevin: É uma decisão difícil, na verdade, mas estamos olhando cada catálogo de editora, pesquisando os títulos e seus autores. Levamos em consideração nosso gosto pessoal, o perfil dos seguidores do canal e também a receptividade do título no seu país de origem. Cada obra tem sua particularidade, seja pelos autores quanto pela trama, vamos traçar um plano para cada uma delas.


Você acha que tem espaço para mais uma editora em um mercado já saturado?

Kevin: Acreditamos que sim, senão não estaríamos nos arriscando nisso rs. É até difícil falarmos sobre um "mercado editorial de quadrinhos" no Brasil, mas o Brasil tem um potencial muito grande de crescimento, mesmo com todos os fatores contrários que encontramos como dólar alto, preço do papel, dificuldade de distribuição, entre outros. É aquela velha história de ver copo meio cheio e meio vazio, os quadrinhos têm muito para onde crescer no Brasil ainda.


Como vocês pretendem ganhar o público? Tem alguma estratégia?

Kevin: Como a editora vem de uma parceria entre uma loja física com 12 anos de história e um canal de youtube com 10 mil inscritos, estamos contando com a adesão de nossos amigos ao longo da jornada individual de cada sócio. Claro que isso não é o suficiente, por isso, estamos trazendo bons autores e boas obras. E como falei anteriormente, cada obra tem sua particularidade e seu diferencial, e isso se refletirá nas estratégias de lançamento de cada uma delas.

Como será a transição de canal para editora? Vai manter as resenhas ainda?


Daniel: O canal Poptopia segue normalmente, com seus reviews, resenhas, entrevistas e lives. Claro que teremos alguns dias com produção voltada ao nosso catálogo, mas a essência do canal permanecerá a mesma.


Você sempre foi um cara bem crítico ao mercado de quadrinhos, como pretende lidar com as críticas?

Daniel: Pois é, estou aprendendo bastante sobre o mercado e estudando ele. Ter essa visão pelo lado de cá agora, me permite compreender algumas decisões de outras editoras. Sobre lidar com as críticas, acho que a crítica bacana, é aquela construtiva, que permite que os envolvidos possam melhorar. Esse tipo de crítica, sempre será bem recebido por nós.


E para fechar, o que esperar de Editora Poptopia em termos de transparências, plataformas de vendas e distribuição?

Kevin: Desde o princípio, pensamos na editora e também no alcance das obras, pois queremos que elas sejam de fácil acesso a todos. Para isso, já estamos buscando soluções visando a distribuição para várias lojas, com as opções que existem no mercado e parcerias com as grandes comic shops. E já adiantando o que muitos já nos perguntaram, não teremos uma parceria com a Amazon para venda direta por eles nesse momento, mas acreditamos que alguns parceiros devam colocar as obras por lá. E estamos estudando sobre ter uma plataforma de venda direta em nosso site, mas a princípio, com um catálogo enxuto, talvez não faça tanto sentido.


Os primeiros lançamentos já está no forno, abaixo você confere o que vem por ai...



Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page