top of page

Bizarro: uma road trip caótica e divertida pelo Universo DC

  • Foto do escritor: Altair Jr @nerd.8k
    Altair Jr @nerd.8k
  • 3 de jan.
  • 3 min de leitura

A improvável dupla Jimmy Olsen e Bizarro parte a caminho do Canadá em uma grande road trip lotada de participações especiais — tanto de personagens da DC quanto de artistas consagrados.




O Bizarro não é mal...


O clone torto do Superman é retratado como um personagem ingênuo e inocente, que não é mau… ao menos não por querer! Colin, o Chupa-Cabra, se junta à dupla nessa viagem caótica, repleta de encontros inusitados e participações especiais. 



A HQ foi lançada no Brasil em 2016 pela Panini, compilando a minissérie originalmente publicada em seis edições, escrita por Heath Corson e ilustrada pelo brasileiro Gustavo Duarte, com participações especiais de vários artistas consagrados da DC.


O Início da aventura


A história acompanha Jimmy Olsen, fotógrafo e amigo de Clark Kent, na ingrata missão de tirar Bizarro de Metrópolis antes que as “boas ações” do personagem destruam a cidade de vez. Para isso, ele inventa uma viagem rumo ao Canadá, chamado de “Estados Unidos Bizarro”. 


O que começa como uma tentativa desesperada de Jimmy de levar o Bizarro para longe, logo se transforma em uma road trip nonsense, cheia de encontros inesperados, criaturas esquisitas (incluindo o próprio Colin, o Chupa-Cabra) e situações engraçadas.


O texto de Heath Corson aposta em um humor que se baseia constantemente na inversão da lógica, elemento central da essência do Bizarro. Esse recurso é utilizado para criar situações e resoluções que, mesmo absurdas, funcionam muito bem dentro da proposta da história.


A arte de Gustavo Duarte é, sem dúvida, um dos grandes destaques da edição. O artista dá ao quadrinho um visual bem cartunesco e divertido, com desenhos expressivos e dinâmicos, perfeitos para o humor físico e para o caos da jornada, sendo bem diferente do estilo tradicional de ilustração dos quadrinhos de super-heróis.


Participações especiais de peso


Além da arte principal de Duarte, a edição traz páginas especiais assinadas por artistas convidados… e é bem divertido identificar cada uma delas ao longo da leitura. São eles:


  • Bill Sienkiewicz

  • Fábio Moon

  • Gabriel Bá

  • Kelley Jones

  • Darwyn Cooke

  • Rafael Albuquerque

  • Tim Sale


As páginas desenhadas pelos artistas convidados servem ora como quebra, ora como complemento para a narrativa principal, sendo utilizadas como elemento narrativo. Em determinado momento, por exemplo, a mudança de traço se justifica para representar um sonho do personagem, entre outros usos criativos.



Zatanna e Bizarro


Entre os encontros com personagens da DC ao longo do caminho, o grande destaque fica para Zatanna. Seus poderes de manipulação da realidade funcionam, sobretudo, ao pronunciar palavras ao contrário… colocá-la ao lado de um personagem cujo mundo inteiro é ao avesso é algo óbvio e, ao mesmo, genial.


As interações entre os dois são caóticas, engraçadas e criativas. Essa dinâmica adiciona ritmo e frescor ao quadrinho, rendendo algumas das melhores cenas de toda a minissérie.


Além de Zatanna, a HQ conta com participações de personagens tanto do alto escalão da DC quanto de figuras menos conhecidas, como Superman, Batman, Etrigan, El Diablo, Cinnamon, Jonah Hex, Desafiador, entre vários outros.


Vale a pena embarcar nessa road trip?


Sabe aquele quadrinho que você encontra jogado em um sebo, baratinho, e compra sem esperar muita coisa?

Foi mais ou menos isso que aconteceu com Bizarro. Não é uma história que vá entrar no hall das melhores, mas é uma leitura que funciona, diverte e cumpre muito bem sua a proposta, especialmente para um público mais jovem.


Claro que não é um quadrinho para todo mundo. Se você prefere histórias que seguem à risca cronologia e lógica de Universo, talvez seja melhor passar longe. Bizarro abraça o absurdo e não se preocupa em “fazer sentido” dentro dos padrões tradicionais dos super-heróis. Mas, se você gosta de quadrinhos descontraídos, leves e criativos, vale embarcar nessa road trip sem medo.


Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast e canal no YouTube, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manter nosso site no ar. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.

 
 
 

Comentários


Aqui a gente fala sobre a cultura pop com bom humor e acidez na medida certa. Trazemos pautas que realmente importam e merecem ser discutidas.

FIQUE LIGADO NASREDES SOCIAIS

Compre pelo link e nos ajude

AMZN_BIG.D-8fb0be81.png

ASSINE

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo do site.

Obrigado pelo envio!

© 2025 YELLOW TALK 

bottom of page