top of page
  • Foto do escritorCarlos Pedroso

A BRASA EDITORA INAUGURA A SUA PRIMEIRA LOJA EM PORTO ALEGRE

Após um período nebuloso, parece que as coisas começaram a se azeitar pelos lados de Porto Alegre! E não podia ter notícia melhor que o novo espaço que a editora brasa vai inaugurar dia 21/06/2024.


NO DIA 21 DE JUNHO, A LOJA DA BRASA ABRE SUAS PORTAS NA RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO 611, SOBRELOJA, NA CIDADE BAIXA. ALÉM DE QUADRINHOS E LITERATURA, TERÁ CERVEJA, QUENTÃO E CALDINHO DE FEIJÃO.


Em operação desde 2021, a Brasa Editora nasceu no apartamento do Lobo e da Samanzuca. Primeiro ocupando um cantinho no segundo quarto, com o tempo foi crescendo e tomou conta da sala. O crescimento da editora os obrigou a buscar um endereço comercial, pois o entra e sai de gente num prédio residencial não era o ideal. Eles então aproveitaram o momento para correr atrás de um segundo sonho, um sonho maior: um espaço capaz de acomodar não apenas a editora, mas também uma livraria/gibiteria. Para tocar a operação da Loja da Brasa, eles se associaram ao cartunista Rodrigo Geraldi, ao cozinheiro e livreiro Tiago Cunha e à escritora e ativista Monique Prada.


A Cidade Baixa é um bairro perfeito para a Loja da Brasa, porque é o bairro da diversidade, nela transitam todas as tribos da cidade. Embora o catálogo da editora seja de quadrinhos autorais brasileiros, como Brega Story, Grandes Sucessos, Lovistori e Damasco, a seleção de títulos da loja será inclusiva e contará com um acervo de quadrinhos de todo tipo e gênero. “A loja da Brasa é um espaço democrático de braços abertos para os quadrinhos independentes”, diz o cartunista Rodrigo Geraldi. “Embora nossa vocação seja o quadrinho, não trataremos a literatura como um nicho, assim como fazem as livrarias, que confinam os quadrinhos a uma sessão onde tudo fica embolado. Quadrinhos e literatura ocuparão as mesmas prateleiras lado a lado, pois acreditamos que nossos clientes sejam leitores de ambas as linguagens”, diz Lobo.

A enchente atrapalhou os planos do grupo, pois a mudança para o novo espaço seria feita no sábado em que as águas subiram no Menino Deus. Tanto a residência de Lobo e Samanzuca quanto a loja ficaram ilhadas. Segundo Samanzuca “Nem tudo vai sair como a gente queria, muitas coisas vão se ajeitar com o tempo.” Além de contar com café passado, café gelado, chocolate quente, mocaccino e latte, a carta de almoço vai ser composta por 10 sabores diferentes de caldos e cremes, que contam com algumas opções de adicionais, ideais para o inverno. Cozinha assinada pelo Tiago Cunha, ele diz que “cozinha e literatura são atividades que amo igualmente e não faço distinções. A primeira sede da Brasa vai proporcionar juntar essas paixões e concretizar um sonho pessoal”.


Monique Prada vai coordenar os lançamentos, eventos e bate papos. “Queremos todo o mercado editorial ocupando a Loja da Brasa. Venham lançar os seus livros com a gente, tragam seus debates, suas histórias e seu ânimo de reconstrução. Porto Alegre ressurgirá mais pulsante que nunca!”

A inauguração da loja é um marco significativo para a história da Brasa e também da comunidade dos quadrinhos gaúcha que tenta se reerguer. Com um ambiente que promete ser um ponto de encontro para diversas comunidades e apaixonados por literatura e HQs, a nova sede não só expande o espaço físico da editora, mas também fortalece sua missão de promover a diversidade cultural e artística, celebrando com um acervo inclusivo e um cardápio emblemático.


Sobre a Brasa: A BRASA EDITORA

A Brasa Editora é um selo de quadrinhos brasileiros, que publica histórias sobre o Brasil para leitores brasileiros e todos os que gostem de nossa cultura. Do Oiapoque ao Chuí. Da periferia ao centro. Do mar ao sertão. E vice-versa. Os primeiros títulos da editora, lançados juntos em novembro de 2021, foram: Brega Story, de Gidalti Jr. e Lovistori, de S. Lobo e Alcimar Frazão. Ambos premiados, foram aclamados com entusiasmo por público e crítica. Lobo, com passagem nas editoras Desiderata e Barba Negra, assume a cadeira de editor da Brasa.

A Brasa ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Quadrinhos. Com seus títulos, já foi vencedora de prêmios do mundo dos quadrinhos e literatura: CCXP Awards 2022 (Melhor Álbum de Quadrinhos com Brega Story), HQ Mix 2022 (Edição Especial Nacional com Brega Story e Melhor Arte-Finalista com Lovistori - Alcimar Frazão), Prêmio Grampo 2023 (com Barrela) e Prêmio Minuano de Literatura 2022 (Melhor Quadrinho com Lovistori).


Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e canal no YouTube, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manter nosso site no ar. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page