top of page

Revista Mina de HQ Nº 4 em campanha no Catarse

  • Foto do escritor: Monique Mazzoli
    Monique Mazzoli
  • 15 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

O PROJETO


A revista Mina de HQ está com um novo volume em campanha no Catarse, essa é a 4ª edição da revista que conta com quadrinhos exclusivos de diversas quadrinistas.


ree


O QUE É O MINA DE HQ?


Se você ainda não conhece o trabalho realizado pelo Mina de HQ, elas são uma multiplataforma que existe desde 2015, idealizado pela jornalista Gabriela Borges, que é editora-chefe da revista. Em seu site encontramos resenhas, notícias, entrevistas, e todo tipo de produção que seja feita por mulheres cis e pessoas trans.


Não precisamos de muito esforço para perceber que maioria das produções de quadrinhos que são reverenciadas, ganham prêmios e notoriedade, são de produções feitas por artistas homens, logo o trabalho feito pelo Mina e por todas que participam desse projeto é de suma importância para abrir espaço para as produções de mulheres cis e pessoas trans.

ree


AS MINAS ENVOLVIDAS


Fundadora da Mina de HQ, Gabriela Borges é diretora de redação e editora-chefe da revista. Gabi é jornalista, curadora e mestra em antropologia - sua pesquisa acadêmica, inclusive, foi sobre a representação da mulher e os discursos de gênero nas historietas argentinas. Ela é também autora do e-book Encuentre su clítoris, e co-organizadora e editora de Quadrinhos Queer, antologia sobre a produção de quadrinhos LGBTQIA+ no Brasil.


Mas Gabi não é a única responsável pela produção da revista! A cada edição convidamos colaboradoras especiais, que fazem quadrinhos, escrevem e ilustram. O objetivo é trazer diferentes perspectivas.


• Andreza Delgado, diretora criativa, curadora, especialista em Cultura Nerd&Gamer, escreveu sobre a PerifaCon, evento o qual é co-criadora da PerifaCon


• A jornalista e quadrinista - e nossa colunista - Gabriela Güllich assina uma entrevista ilustrada com a letrista Lilian Matsunaga, um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros


• A pesquisadora e coordenadora editorial da MHQ Daniela Marino fala sobre a importância da curadoria pautada pela diversidade para eventos, premiações e toda a cadeia de produção de histórias em quadrinhos


• A jornalista e quadrinista Carol Ito, de São Paulo, escreve sobre Anita Costa Prado, ícone das HQs lésbicas no Brasil

• A pesquisadora Nara Bretas, de Belo Horizonte (MG), escreveu sobre a versatilidade da quadrinista Ing Lee


• Convidamos a jornalista Isabel Molina para escrever sobre a Revista Brígida, publicação chilena que tem como foto a produção de mulheres que fazem histórias em quadrinhos


• Marina Duarte, ilustradora, escritora, quadrinista de Campo Grande (MS), da Revista Badaró, fez uma reportagem em quadrinhos sobre um dos maiores ícones da música sertaneja, a violeira Helena Meirelles


• Anne Ribeiro, jornalista criadora da página @pralerhq, conversou com coloristas brasileiras que estão despontando no mercado nacional e internacional de histórias em quadrinhos


"Texto retirado do site da campanha"


CAMPANHA


A campanha é flexível e já está em 46%, restam 8 dias para o fim da campanha, então seu apoio é fundamental para que esse projeto saia do papel!


A Revista Mina de HQ Nº4 será toda colorida, capa e miolo. Serão mais de 70 páginas de quadrinhos, entrevistas, artigos e reportagens feitos exclusivamente para a Mina de HQ. Para apoiar essa campanha, clique AQUI.


ree

Curtiu? Então, não deixe de conferir essa campanha. Para apoiar esse projeto clique AQUI.



Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.


Comentários


Aqui a gente fala sobre a cultura pop com bom humor e acidez na medida certa. Trazemos pautas que realmente importam e merecem ser discutidas.

FIQUE LIGADO NASREDES SOCIAIS

Compre pelo link e nos ajude

AMZN_BIG.D-8fb0be81.png

ASSINE

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo do site.

Obrigado pelo envio!

© 2025 YELLOW TALK 

bottom of page