top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Legend of Vox Machina - Primeira e Segunda Temporada


Sempre que me perguntam como é jogar RPG eu respondo com paixão, mas também com dificuldade em expressar as emoções envolvidas quando mergulho numa das inúmeras aventuras que já participei.

...

A Lenda de Vox Machina é uma série animada que mais se aproxima dessa experiência de jogo. Ela vai acompanhar um grupo de aventureiros no mundo fantástico de Exandria, participando de missões impossíveis sempre pronto para uma piada sarcástica.

...

A série adapta as aventuras do Critical Role, um grupo que joga RPG desde 2015 na internet e um dos responsáveis pela nova onda de popularização do Jogo de Interpretação que vivemos atualmente (ainda que se mantenha como nicho).

...

As histórias são simples, missões cumpridas da maneira mais improvável por uma trupe disfuncional, mas muito unida. Personagens carismáticos e que representam muito bem os arquétipos tanto dos jogadores, quanto das possibilidades de fichas a serem criadas.

...

É possível até encontrar aqueles momentos onde os dados não nos ajudam e falhamos nas mais simples tarefas, ou quando alguém falta e precisa de uma justificativa para o personagem não acompanhar o grupo (e depois aparecer magicamente para a luta final).



Tecnicamente a animação se utiliza do traço e das técnicas de linhas de ação de animes que imprimem ainda mais velocidade às sequências de luta e perseguição, mas não se resume a isso, pois é possível identificar referências ocidentais como um dos Brianwoods que lembram o Vadal Savage da DC.

...

Disponível: #amazonprime

...

8,5/10



Depois de muita confusão, a série Vox Machina havia terminado com a renúncia da família real para um grupo de conselheiros e uma ameaça no horizonte. Esse perigo apenas anunciado, é revelado nos primeiros minutos da temporada, o ataque implacável de dragões das mais variadas espécies, o chamado Conclave Cromático.

...

Esse segundo ano vai assumir como missão principal a reunião de artefatos ancestrais que possam enfrentar os dragões, mas em paralelo cada personagem do grupo tem seus próprios problemas como a espada amaldiçoada do Vax ou a relação superprotetora dos elfos gêmeos.

...

Os personagens que já tinham ganhado poder ao longo dos episódios do primeiro ano, desta vez escalonam de uma forma ainda mais acelerada para estarem aptos ao confronto final. Mas além de cada sangrenta e empolgante batalha, são as histórias de background que fazem o espectador se apaixonar e temer ainda mais por cada um do grupo.



Sem nenhum episódio que pareça em excesso e com lançamento semanal de três em três capítulos, a série consegue manter com louvor o ritmo e o nosso interesse por mais. Muito por causa do equilíbrio de tramas e a criação de um perigo inominável que consegue ser encarado com o nível de drama suficiente e a imprudência característica que traz o nível de humor ideal.

...

O roteiro funciona para qualquer espectador, mas qualquer um que jogou algumas partidas de RPG vai reconhecer (e se reconhecer) cada decisão bizarra que os personagens tomam, as piadas e os erros ou acertos críticos responsáveis pelos milagres de cada partida.

...

E que ganham ainda mais vida com uma animação que assume elementos estéticos orientais, em especial a utilização das linhas de ação que ampliam a sensação de velocidade às sequências de luta e perseguição.

...

Disponível: #amazonprime

...

Temporada 9,5/10

Série 9/10

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page