top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Enxame



Quem é seu artista favorito? Cuidado com sua resposta.

.

Em Enxame conhecemos Dre, uma jovem retraída que vive em função da paixão que tem por uma diva pop. Após um evento traumático, passa a seguir uma estranha jornada justiceira matando todos aqueles que falam mal da sua cantora preferida.

.

Um suspense psicológico sobre obsessões, vícios e solidão, que acompanha a trajetória de uma assassina em série, ganhando confiança a cada morte e se perdendo na obsessão pela cantora Ni'Jah, uma versão fictícia da Beyoncé que, nesta série, tem seu fandon levado às últimas consequências.

.

Com o aviso presente em cada episódio de que "não se trata de uma obra ficcional e que toda semelhança não é mera coincidência", Enxame abraça o conceito de pós-verdade (palavras do criador) com uma pegada atualizada de Louca Obsessão.

.

Assim, cada história contada nos episódios bebe de casos reais e lendas urbana, nos conduzindo por meio de símbolos, desde o, cada vez mais ensurdecedor, barulho de abelhas, que toma conta de Dre toda vez que uma morte se aproxima até a elementos visuais.



Este último chama a atenção pela peculiar decisão estética que reúne uma razão de aspecto estreita, em 4:3 e fotografia escurecida com muita saturação, ambos contribuindo para dar um tom independente de produção de baixo orçamento.

.

Narrativamente, a série se vale de vários clichês e a subversão deles, sempre com bom equilíbrio na surpresa pela quebra de expectativa sem deixar a experiência frustrante. Pelo menos em grande parte da série, pois os últimos episódios assumem dinâmicas diferentes que não funcionam direito.

.

A princípio um especial que faz um resumo do programa pelos olhos de uma investigadora em um reality de true crime. Algumas amarras são interessantes, mas outras soam bastante forçadas, o que leva mais para um humor.

.

Para enfim, encerrar com um episódio que se mostra fraco e um pouco confuso, tenta traçar recorrências e conectar traumas, mas até mesmo o evento violento, é bem menos impactante do que já foi mostrado anteriormente.

.

Disponível #amazonprime

.

7,5/10




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page