top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gillet

Diamba - A Cannabis em um Brasil que você talvez não conheça


No Brasil, nem tudo é o que parece, e quando se trata do proibicionismo que envolve a Cannabis, talvez você não esteja preparado para essa conversa. "Diamba: Histórias do Proibicionismo no Brasil" refrata a essência da nona arte, expondo as raízes do que floresceu ao longo das últimas décadas como uma amarga falta de vontade política para a legalização da erva.


Com roteiro e ilustrações de Daniel Paiva, a hq em capa dura e com pouco mais de 180 páginas lançada pela editora BRASA no segundo semestre de 2023, mergulha nos meandros da proibição da maconha em território brasileiro. O ponto de partida é a ancestralidade, com o cultivo da erva sendo feito para inúmeros fins - incluindo o medicinal -, quebrando uma barreira de preconceito incrustada em uma sociedade pautada pelo falso moralismo.


O quadrinho documentário é uma leitura essencial para todos que desejam compreender melhor esse importante capítulo da nossa história. A criminalização incutida de maneira tendenciosa por instituições que deveriam proteger (e não perseguir) brasileiros da periferia - principalmente descendentes de quilombolas - soa como um escárnio à medida em que avançamos na leitura.


Diamba também não deixa de mencionar momentos emblemáticos na problematização do uso da maconha no Brasil, que resultaram na prisão de figuras icônicas da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, Rita Lee e da banda Planet Hemp. Esses eventos históricos revelam como a luta pela legalização da maconha no Brasil enfrentou obstáculos ao longo das décadas e o quanto insistimos em nos manter inertes a certos debates, seja por mero preconceito ou por não nos permitirmos emergir desse mar de desinformação.


Ficou interessado em comprar essa hq? Então clique aqui!


Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OBLIVION

bottom of page