top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

1976



A década de 1970 nas Américas foi marcada por ditaduras, direitos arrancados e milhares de pessoas sendo desaparecidas.

...

No filme 1976 acompanhamos Carmen, uma mulher comum, aposentada e que um dia trabalhou como enfermeira na Cruz Vermelha. Ela começa a cuidar de um jovem "delinquente" a pedido do pároco de sua cidade e passa a conhecer os perigos dos desejos por liberdade.

...

O drama foi inspirado em eventos reais e isso ajuda na composição da atmosfera de medo crescente da protagonista, que transmite uma tensão real, onde qualquer deslize poderia significar sua morte.



Esteticamente o filme apresenta uma textura de película que amplia a sensação de estarmos na época do filme, inclusive com algumas tomadas da paisagem e cortes não tão comuns atualmente. Por outro lado, decidiram manter a razão de aspecto atual e não optaram pela restrição no tamanho de tela.

...

Um bom filme, que por causa da época de seu lançamento, título e tema, é difícil não lembrar do candidato ao Oscar de filme estrangeiro pela Argentina. Mas neste temos algo com menos pretensões, mais intimista, voltado apenas para o impacto da violência da ditadura chilena a uma pessoa comum que não se envolveu tão profundamente no conflito. Mas o filme deixa claro que ninguém saiu ileso ou tinha total inocência do que ocorria em volta.

...

Disponível: #netflix

...

7/10




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page