top of page
  • Foto do escritormoreira12r

Olhares sobre os X-Men

Organizado por Guilherme Smee , Olhares sobre os X-Men foi lançado pela Editora Marsupial em 2024, contendo 400 páginas e traz análises de elementos dos famosos mutantes da Marvel.


É quase impossível nos dias de hoje, principalmente, com a recém concluída animação X-Men ' 97, as pessoas desconhecerem os mutantes, sejam dos quadrinhos, animações, filmes ou games.



Nesta publicação encontramos reunidas as principais informações, marcos, repercussões e mudanças de paradigma frente aos 60 anos da franquia X ao longo da Cultura Pop, nas suas mais diversas apresentações.


Como um fã de longa data dos X-Men, acompanhando os quadrinhos e suas adaptações para diversos formatos e mídias, esse livro se tornou para mim a principal referência no que tange aos mutantes, seja pela sua linguagem simples ou pela riqueza das informações e reflexões a respeito.


Os X-Men e eles tem uma importância muito grande na minha vida, principalmente, por retratar o preconceito e a violência para com a diferença, seja ela qual for.


Acompanhar a equipe em suas diversas fases e formações, observar seu amadurecimento, adaptações e mudanças frente a vida e a sociedade refletem, de certa forma, o movimento que as minorias em sua multiplicidade de representações, realizam para se manterem fiéis a sua essência.



Um paralelo a ser feito é a atual fase Krakoa, que já está se encerrando, nos remete ao empoderamento dos mutantes frente a sociedade e seu lugar de direito nela, não muito diferente das conquistas alcançadas, com suor e lágrimas, da população LGBTQIAPN+ em uma sociedade que ainda (não comportando generalizações), infelizmente, os temem e os rejeitam.



Independente da faixa etária, se identificar com os dilemas dos mutantes é reconhecer o quanto eles refletem questões caras a nossa sociedade.



Essa obra nos desperta para mais olhares a respeito da importância dos X-Men e da franquia X, seja ela nos quadrinhos ou na vida real para as minorias e suas lutas constantes para alcançar o respeito e a dignidade que merecem.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page