top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Junji Ito - Histórias Macabras



Recentemente Junji Ito, um dos grandes nomes do terror japonês nos quadrinhos, foi redescoberto no Brasil e sua extensa obra de contos macabros passou a ser publicada por inúmeras editoras.

...

Para coroar esse fenômeno, tivemos uma feliz coincidência com o lançamento pela Netflix da série animada antológica Junji Ito - Histórias Macabras. Nele temos um vislumbre da mente doentia do autor que cria um horror que foge das convenções ocidentais e orientais, mas talvez por isso não é de fácil assimilação.

...

Nesta série tivemos vinte contos adaptados em 12 episódios que transitam entre o surreal e o bizarro, com horrores não preocupados em assustar, mas provocar incômodo e agonia. Assim, cada história vai impactar o espectador de uma forma, mas já adianto que a melhor forma de aproveitá-los é de forma homeopática.



Dentre tantos, eu recomendo os episódios 3 e 7, que trazem as histórias Balões Pendurados, sobre um fenômeno estranho de cabeças gigantes flutuantes e suicídios; e Cidade dos Túmulos, sobre uma povoado onde todos que morrem se transformam em túmulos de pedra e não podem ser removidos até a transformação completa.

...

Outras duas histórias estão nos episódios 5 e 8, mas ambas dividem tempo com outros contos. O Cabelo Comprido no Sótão, sobre uma garota que o cabelo recusa a ser cortado; e Camadas de Medo que apresenta uma maldição ancestral que transforma as pessoas em uma espécie de acumulados de camadas como se fossem árvores.

...

Mas os pequenos resumos destes contos que mencionei apesar de estranhos, não fazem jus ao que realmente se mostra em tela. No entanto, a temporada é bem inconstante na qualidade e, pelo menos estes apresentam um desenvolvimento mais coeso e não exageram no histerismo do qual alguns outros se valem.

...

5,5/10

...

Disponível: #netflix

38 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Monique Mazzoli
Monique Mazzoli
Feb 03, 2023

Eu ainda não li os mangás para poder fazer uma comparação positiva ou negativa, mas a série é uma amostra interessante, especialmente esses episódios que vc citou... tbm foram os que eu mais gostei.

Like
Marcelo Gaudio
Marcelo Gaudio
Feb 03, 2023
Replying to

eu por outro lado li pouquíssima coisa do Junji Ito... só umas histórias publicadas pela Conrad... então a "leitura" da série foi praticamente crua... hehehe

Like
bottom of page