top of page
  • Foto do escritorQuadrinhos Diários

Xaveco e a Vitória de ser o 2º

Sabe esse personagem bem esquecido da Turma da Mônica? Então, ele tá protagonizando a sua revista. E sabe qual o mais interessante? Sua essência continua, numa história divertidíssima, e diferente do convencional das Graphics MSP.





Eu não sou tão fã das MSPs por sua pegada sempre mais voltada pra tristeza e tudo mais, contudo, depois de ler Trabalho de História (tem resenha aqui no site) e trocar uma ideia incrível com o autor Guilherme de Sousa, não pude deixar de levar e ler essa revista.


E sem mais delongas, vamos para a história: Xaveco não tem o protagonismo de sua vida. Sempre deixado de lado seja na sua escola ou em sua família que tem passado por momentos difíceis, Xaveco acredita que se ele vencer uma corrida na escola, tudo irá mudar. Porém, advinha: ele não vence!





Daí você pode esperar: “nossa, vai vir alguma coisa bem motivacional, ele irá vencer depois de muito esforço, tudo irá mudar.” ERRADO!


Uma coisa que te digo é que essa história é incrível. Quando estava lendo, cada virada de página me deixava mais curioso para o que iria acontecer na vida de nosso eterno 2º colocado, pois o autor me deixou completamente imerso, não sabendo o que viria a seguir. Ele foi corajoso e não se prendeu aqui, fugindo de clichês, e indo cada mais além naquilo que ele quis.





Xaveco é uma história que vai além de tudo o que é pregado hoje em dia.


Ouvimos diversas vezes que temos que ser protagonistas de nossa vida, que devemos vencer, sempre sermos o primeiro, darmos o melhor em nosso trabalho, o 2º lugar é pouco, e aí te pergunto: será mesmo?


Talvez a nossa “vitória” seja algo que não seja convencional, mas nos agrade, como ter tempo pra família, ainda que o dinheiro seja curto. Ou até mesmo um grupo mais seleto de amigos, que sempre está lá, contigo. Ou um filho, irmão, não importa.





A tão sonhada e desejada vitória, é algo seu e tá tudo bem, desde que você seja feliz e fique em paz. Você não precisa ser o primeiro em tudo, e essa história mostra isso lindamente.


Sem clichês, sem palavras motivacionais. Apenas uma boa história cheia de humor, que só o Guilherme de Sousa pode trazer.


Xaveco: Vitória me fez refletir sobre minha vida de um jeito que me fez chorar, e sei que essa não era a intenção do autor.


Se posso te recomendar uma MSP, vá nela. A diversão é muito garantida!

Posts recentes

Ver tudo

OBLIVION

bottom of page