top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Station Eleven - Minissérie


O fim do mundo não acontece sempre com uma invasão alienígena, explosões atômicas ou meteoros, é mais provável que ele já tenha acabado e só não sabemos ainda.

.

Em Station Eleven acompanhamos Kirsten, uma jovem atriz de teatro que em meio ao caos de um acontecimento inesperado na peça é esquecida pelos responsáveis. Assim, quem a leva para casa é Jeevan, um criador de conteúdo desempregado que descobre sobre uma gripe sem precedentes com potencial de matar toda a população mundial.

.

Essa descrição toma apenas o primeiro episódio, que começa como uma noite qualquer, com notícias sobre uma gripe aparecendo na TV e que se tornam cada vez mais preocupantes (mas a maior parte das pessoas só passa a dar atenção quando é tarde demais). Em paralelo vemos flash do que pode ser o futuro, uma Nova York a muito tempo abandonada.



A série assume várias linearidades nos episódios seguintes e passa a trabalhar com idas e vindas no tempo entre os momentos anteriores à crise e os anos que se seguiram à catástrofe pandêmica. Assumindo como ponto narrativo vinte anos depois da Pandemia e uma revista em quadrinhos permeando as histórias.

.

É uma ficção científica com drama e ação, mas diferente do que estamos acostumados, este roteiro não fala sobre grandes heróis, sociedades com déspotas renascidos das cinzas, grandes vilões maquiavélicos, mas sobre pessoas traumatizadas que tentam se encontrar no novo mundo e agem com violência pelo medo do desconhecido.

.

A escolha por essa narrativa múltipla é um trunfo ao mesmo tempo que um problema, pois permite o desenvolvimento de faces dos personagens aos poucos. Mas frequentemente atrapalha o ritmo da história, pois toda vez que encontra os clímax no final dos episódios, essa Catarse é descontinuada no seguinte, desenvolvendo outro momento do tempo que nem sempre estamos interessados ou acaba se prolongando muito além do necessário.

.

Nesse aspecto, são criados e apresentados muitos personagens interessantes, mas grande parte deles não tem espaço para desenvolver e uma economia em algumas histórias e até mais episódios ajudaria a não apressar algumas resoluções ou dar mais espaço para outros núcleos.

.

8,5/10

.

Disponível: #hbomax

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page