top of page
Foto do escritormoreira12r

Sobre o sentimento de culpa na série Obi-Wan

A série em 6 episódios da Disney Plus, Obi-Wan, traz o retorno do jedi, vivido pelo carismático ator Ewan McGregor, após 10 anos do final do filme Episódio III – A vingança dos sith.


Nesta trama que se passa entre o episódio III e IV, Kenobi precisa salvar a pequena Leia, a princesa de Alderaan, sequestrada pela Inquisidora Reva. Inevitavelmente, veremos o encontro entre Obi-Wan e seu aprendiz Darth Vader.


O seriado em 6 episódios realiza uma ponte entre os filmes III e IV, mostrando um pouco do exílio de Obi-Wan no planeta Tatooine devido a caça dos jedis liderados pelo Império após a Ordem 66.


A série vai nos remeter aos sentimento de culpa e arrependimento, que Kenobi alimenta por acreditar não ter conseguido ajudar seu aprendiz a não ceder para o lado negro da força.


Negando que as pessoas tem liberdade para tomar suas decisões e também se responsabilizar por elas. Obi-Wan fica paralisado e preso a uma culpa imaginária, que não lhe permite aceitar as coisas como elas realmente são...não podemos controlar as ações alheias.


No fim, a luta final não é com o seu aprendiz Anakin Skywalker, vulgo Darth Vader, mas com ele mesmo em se perdoar e fazer o que for necessário para impedir seu aprendiz de ferir os valores de um jedi.


Obi-Wan consegue dar um novo significado para a sua culpa e assumir uma atitude frente ao que o seu aprendiz representa, vale a pena dar uma conferida, viu?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page