top of page
Foto do escritorQuadrinhos Diários

Sabores Raros: Ram V e Filipe Andrade fazem de novo... só que na cozinha!

Quando essa dupla, que já está se tornando sinônimo de leituras excelentes e reflexivas, se reúnem, já sabemos que, no mínimo, você se tornará uma pessoa melhor. E estou falando do indiano Ram V (Selvagem Litoral, Blue in Green) e do português Filipe Andrade (As Muitas Mortes de Laila Starr). Depois da obra "As Muitas Mortes de Laila Starr", lançada originalmente pela Boom! Studios e lançado aqui pela Devir, sendo esgotadíssima e a Devir relançando em uma nova edição, agora temos a dupla explorando a Índia através da Cozinha!

"Sabores Raros", é um quadrinho lançado no final do ano de 2024, e com certeza já garante uma das melhores leituras de 2024. Carregado do tom filosófico padrão de quando a dupla se reúne, mas de um ponto de vista diferente, que é misturando a cozinha, com toda dinâmica da criação de um documentário.


Segue a Sinopse:


"Descubra a história tentadora de Rubin Baksh, um demoníaco Rakshasa que sonha em se tornar o próximo Anthony Bourdain. Para concretizar sua visão, Rubin convoca Mo — um aspirante a cineasta que já viu dias melhores — para documentar a culinária internacionalmente reconhecida da Índia e as pessoas por trás de uma comida tão gloriosa. Mas Mo não imagina que os mortais desempenhem um papel muito mais sombrio no documentário — e muito menos o que Rubin realmente é."

Partindo de um ponto menos conhecido do mundo, que são da mitologia indiana, Ram V tem a missão de tornar conhecido, sem parecer maçante ou que fuja do foco da hq, e ele o faz muito bem, somando principalmente a história do Rakshasa à narrativa de sabores, já que o mesmo AMA pessoas a ponto de devorá-las.


E o mais inteligente, é usar isso para demonstrar o amor as pessoas (parece meio bizarro, mas faz sentido à toda narrativa), para apresentar os diversos potenciais incríveis que temos no mundo afora, mas que jamais serão conhecidos, seja devido a seu círculo social, condições financeiras, momento político, dentre tantos outros. E nada melhor que demonstrar esse potencial, que através da comida, né?



Pois, pare para pensar em nossa realidade: quantas comidas típicas incríveis que temos no Brasil que não tem o devido valor? Ou aquele(a) cozinheiro(a)de mão cheia, com aquele tempero e mão boa para cozinha, que não receberá seu valor devido às circunstâncias da vida?


Pois é. Sabores Raros, usa dessa temática tão comum ao nosso paladar, para nos dizer que, se temos alguma mensagem, se nossos dons são tão importantes a nós, devemos mostrar ao mundo. Devemos dar nosso jeito, como Rubin mostrou ao cinegrafista fracassado na HQ (lhe pouparei de mais spoilers).


E a arte do Filipe Andrade sabe como mostrar a preparação dos pratos e de construir toda a narrativa das receitas em volta da história, de forma que quebrasse um pouco da narrativa, para se criar um "respiro" para o que viria. Fora todas as paisagens que ele desenha, me faz querer conhecer ainda mais a Índia.


Sabores Raros vale demais a sua atenção, mas se prepare para uma releitura: você não consegue pegar as nuances da história de uma vez.


Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page