top of page
  • Foto do escritorHQ's Pages

Orixás: Do Orum ao Ayê - Uma Leitura que Enaltece a Cultura Africana


É sempre uma experiência enriquecedora conhecer um ponto de vista diferente do que estamos acostumados a ver ou ouvir. Foi exatamente isso que aconteceu quando tive a oportunidade de ler Orixás: Do Orum ao Ayê, uma história em quadrinhos que conta a criação do mundo sob a ótica dos Orixás.



O álbum, lançado em 2011 pelo autor Alex Mir, recebeu o Troféu HQMIX de Melhor Publicação Independente em 2017 e 2018 e agora está sendo relançado pela Editora Peirópolis, que adquiriu os direitos autorais da série completa de Orixás.



A história é dividida em cinco capítulos e começa com a criação dos Orixás por Olorum, passando pelo surgimento da Terra e da humanidade, e terminando com a divisão entre o Céu e a Terra. É um trabalho introdutório, que busca apresentar os Orixás e suas histórias ao público leigo, e por isso conta com notas de rodapé explicando alguns termos desconhecidos do público geral e justificando a escolha por determinadas grafias.





O cuidado com a pesquisa é evidente, assim como o respeito pela religião, que é uma das principais religiões de matriz africana no Brasil. O autor, em nota ao fim do álbum, esclarece que existem diferentes versões das mesmas histórias, mas que escolheu determinada versão em detrimento de outras, sempre procurando tratar as histórias de maneira respeitosa.




O trabalho de roteiro é muito bem executado, lembrando aqueles livrinhos infantis que contam histórias bíblicas e são tão populares em igrejas cristãs. É uma forma envolvente de contar a história e de apresentar a cultura afro-brasileira ao público em geral.


Para mim, que cresci em uma família predominantemente evangélica e não sabia praticamente nada sobre as religiões de matriz africana, foi uma experiência única. É triste perceber como somos criados para temer essas religiões, como se elas fossem algo a ser evitado ou rejeitado. Num período em que os ataques contra templos de religiões africanas são frequentes, projetos como esse se tornam ainda mais importantes para ajudar a tirar o véu de obscuridade em que vivemos.





O lançamento de Orixás: Do Orum ao Ayê pela Editora Peirópolis é um convite para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a cultura africana e as religiões de matriz africana. É uma leitura prazerosa que nos leva a mergulhar nas águas profundas da nossa mãe África e a compreender um pouco mais da nossa alma brasileira.


Além de Orixás: Do Orum ao Ayê, a série completa de Orixás, do Alex Mir, está disponível pela Editora Peirópolis, que vem fazendo um trabalho incrível de resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Vale a pena conferir e se encantar com as histórias e os mitos que compõem essa rica e diversa cultura.


A magia dos Orixás chega às páginas dos quadrinhos em "Orixás: Do Orum ao Ayê", uma obra que homenageia a cultura africana e suas tradições religiosas. Com roteiro de Alex Mir, o álbum narra a criação do mundo sob a ótica dos Orixás, desde a formação do universo até a chegada da humanidade.


Publicado originalmente em 2011, "Orixás: Do Orum ao Ayê" ganhou dois Troféus HQMIX de Melhor Publicação Independente em 2017 e 2018. Agora, a Editora Peirópolis relança a série completa, com cinco capítulos, e traz a oportunidade para novos leitores se encantarem com essa história fascinante.



O cuidado com a pesquisa e a fidelidade aos mitos e rituais das religiões de matriz africana são evidentes. O autor respeita as diferentes versões das mesmas histórias e busca apresentar os Orixás e sua cultura de forma introdutória, com notas de rodapé explicando termos desconhecidos do público em geral.


A leitura de "Orixás: Do Orum ao Ayê" é uma forma envolvente e prazerosa de conhecer um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira. É uma oportunidade única para entender melhor a nossa alma brasileira e celebrar a diversidade que nos define como nação.




Além de "Orixás: Do Orum ao Ayê", a série completa de Alex Mir está disponível na Editora Peirópolis, que vem fazendo um importante trabalho de resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Não perca a chance de se encantar com essas histórias incríveis e de se conectar com as raízes da nossa história.


65 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Monique Mazzoli
Monique Mazzoli
Feb 26, 2023

Adorei!! Quero muito ler esse quadrinho, por tudo que vc descreveu parece incrível!

Like
bottom of page