Erased ou no original Boku Dake ga Inai Machi.
Publicado originalmente na editora Kadokawa Shoten em 9 volumes e publicado aqui no Brasil pela editora JBC, também em 9 volumes.
Escrita e desenhada pelo Mangaká Kei Sanbe em 2012 e finalizado em 2016.
Em 2016 o mangá ganhou uma adaptação em anime do mesmo nome, e foi dividido em 12 episódio.
Na história vamos conhecer Satoru Fujinuma, um jovem adulto independente, que tem dificuldade de ter interações sociais e pra ele pouco importa isso. Mas Satoru tem uma habilidade especial chamada Revival, que concede a ele que possa reviver momentos onde algum ocorrido muito drástico aconteceu, até que ele possa resolver esse problema.
Depois que sua mãe é assassinada por um serial killer desconhecido e seu filho é deixado como culpado do caso, Satoru acaba voltando anos no passado onde ele ainda estava no ensino fundamental.
Neste tempo Satoru tera que resolver o caso de três crianças que foram mortas e descobre que esses casos tem ligação com a morte de sua mãe e precisa resolver isso para salvar sua mãe no presente. (Isso não é considerado spoiler pois é logo no início do mangá)
A história em relação ao mistério de quem é o assassino ao meu ver é mal trabalhada, mas o mangá te ganha nos personagens que são muito carismáticos e a relação de amizade que é criada durante a trama. Com isso você acaba se apegando a esses personagens. Satoru é um personagem que amadurece muito até o final da história e uma das coisas que mais gosto em uma leitura é o amadurecimento de personagem.
Na metade da leitura a trama fica um pouco arrastada mas nada que te desanime de continuar lendo, pois ainda terá acontecimentos importantes para a história.
A obra se conclui no volume 8 e no volume 9 temos um spin off abordando os personagens secundários. Que ao meu ver foi uma das melhores edições e que te faz gostar ainda mais da obra.
A arte ao meu ver é simples mas competente em querer transmitir o acontecimento de cada quadro.
No geral foi uma leitura bem agradável, mesmo com algumas incoerências na trama os personagens fazem valer a pena a experiência.
Preciso ler o mangá, eu amei esse anime! Tem mistério, viagem no tempo e personagens fofinhos, adoro!