top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Não! Não Olhe!

É um filme que pode ser lido em diversas camadas interconectadas, mas que permite a apreciação desde a forma mais superficial delas que já entrega um bom suspense e sempre surpreende pelas quebras de expectativa.


A maior presunção da espécie humana é que ela está no topo da cadeia alimentar.

...

Não! Não Olhe! É o mais recente filme de Jordan Peele e que foi muito bem sucedido em manter segredo sobre seu enredo ao longo de toda a fase de pré-lançamento nos cinemas.

...

Daniel Kaluuya foi mais uma vez convocado, desta vez para interpretar o OJ, um treinador de cavalos que perde o pai num estranho acidente com pequenos objetos caindo do céu no início do filme. O estranho se torna recorrente no rancho, afetando os animais e tornando o mistério uma obsessão para OJ, sua irmã e quem mais se envolve com a dupla.



Em paralelo temos a subtrama de um ex-astro mirim que sobreviveu ao ataque de um chimpanzé protagonista de uma série de TV de sucesso nos anos 1990. Quando adulto, o sobrevivente tornou-se dono de um parque de diversões com inspiração no Western e no Scifi espacial.

...

Para não entrar em spoilers desnecessários, basta saber que trata-se de um filme de suspense com um tom inicialmente sarcástico, mas que pouco a pouco coloca o espectador dentro da mesma obsessão do protagonista.

...

A trama também não toma os caminhos usuais do diretor que sempre trabalhou com a crítica ao racismo estrutural. Desta vez ele desenvolve um texto sobre a espetacularização sensacionalista da violência e da fama, da necessidade de encontrar públicos efêmeros e instantâneos e que, ao mesmo tempo que cria estrelas, as relega rapidamente ao abandono e esquecimento.



É um filme que pode ser lido em diversas camadas interconectadas, mas que permite a apreciação desde a forma mais superficial delas que já entrega um bom suspense e sempre surpreende pelas quebras de espectativa.

...

...

9/10

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page