top of page
  • Foto do escritorMonique Mazzoli

Mamakoosa| Uma editora nacional de quadrinhos que você precisa conhecer

Vamos falar de coisa boa? Mas, calma! Não é da Iogurteira “Top Therm” que eu estou falando, o papo hoje é sobre o projeto da Mamakoosa. Já ouviu falar? Não? Então vem comigo conhecer!



Provavelmente você já passou por algum vídeo de humor com a boneca Zeba e a trupe de fantoches Leiloca, Cícero Romão, Zebu Dagon, Dona Morte, Drex e Blue passando na sua timeline. Os vídeos são sempre bem humorados e virais, daqueles que ao ver você tem logo vontade de compartilhar ou marcar aquele amigo. E seja através de qual personagem ou indicação você tenha chegado a esse perfil, tenho certeza que retornou para dar aquela conferida.


Como começou


A Mamakoosa começou em 2016 como um projeto de Chico Paschoal e Beto Dornellas (Um dos criadores da TV Colosso), Chico e Beto são sócios e desde o início tinham a intenção de uma proposta mais adulta, diferente dos projetos iniciais de Beto.


O primeiro trabalho que produziram juntos foi uma série no Youtube chamada Terrorama, que concedeu à eles o webfest de melhor roteiro em 2016 (Vídeo abaixo).


O foco da Mamakoosa desde o início era trabalhar com quadrinhos nacionais, chegaram a ter uma banca por dois anos, a “Banca do Cícero”, na cidade do Rio de Janeiro, que teve início com o projeto “Terrorama”, mas devido a estrutura do local, tentativas de assalto, foram obrigados a encerrar. Mas, ainda sim, não desistiram e em 2019 criaram pontos de distribuição de vendas de hqs nacionais em diversos pontos, não apenas no Rio, em lojas de tradição em vendas de quadrinhos. O projeto, infelizmente, teve que ser encerrado com a chegada da Pandemia, e tendo seu retorno com força total agora, incluindo a vendas de seus quadrinhos originais que começaram a ser vendidos impressos também.


Tá, mas o que isso tem a ver com quadrinhos?


Se você ainda não se ligou, a grande sacada aqui é que a Mamakoosa não é apenas um canal de vídeos virais, mas também uma editora de quadrinhos, isso mesmo! Nossos preciosos objetos de desejo diário, dos quais todo nerd quadrinheiro precisa se alimentar para sobreviver. A editora já possui inclusive alguns títulos publicados, super acessíveis, diga-se de passagem, que você pode encontrar na lojinha do site da editora, ou até mesmo em algumas lojas parceiras.


Conheça os títulos já publicados


ABIÃ VOLUME 01



“Abiã é uma trama misteriosa cheia de reviravoltas, flashbacks, personagens bem construídos, subtramas pertinentes do jeito que algoritmo a Netflix gosta, traz um clima das melhores histórias de detetives e possui referências na santíssima trindade do terror satânico: O Bebê de Rosemary, A Profecia e o Exorcista. Pagando uma homenagem também, ao longo de seus volumes, para o quadrinho Chosen – O eleito do Senhor do Mark Millar. Mas tudo com aquela brasilidade e originalidade que a Mamakoosa sabe imprimir. Não é um desses ”Quero ser Gringo” que rolam por aí.

Todo um universo de personagens, cenários e tramas são construídos nesse primeiro volume e a cada volume as coisas vão acontecendo em uma narrativa que não deve nada às melhores séries do momento.”



ALMAKOOSA VOLUME 01



“Almakoosa é o almanaque da Mamakoosa que traz vários títulos originais produzidos pela gente. Carga Infernal, Bartolomeu, Ignotos e S.T.A.B. Além de sessões inspiradas em nossos vídeos, crônicas, passatempos e muito, muito mais! Em 150 páginas para você se divertir e guardar um pouco da Mamakoosa com você.”


CARGA INFERNAL VOLUME 01



“Carga Infernal" traz as aventuras de Wado e Cícero, um vampiro e um lobisomem que dirigem um caminhão pelas estradas, cidades e nas mais remotas regiões desse enorme Brasil, sempre transportando as mais estranhas cargas.


Cícero dirige de dia e Wado dirige de noite. E não espere o trivial das histórias de vampiros e lobisomens que rolam por aí, pois nossa dupla de personagens, apesar de sobrenaturais, são mais humanos que muita gente. E quando eu digo humanos, estou falando da capacidade de se meterem em encrencas e cometerem os mesmos erros mais de uma vez. Wado um vampiro mulherengo e Cícero o filho mais novo de uma família de sete irmãs. Vão levar vocês por esse Brasil de uma forma única.”



Novo projeto


Além dos quadrinhos que você acabou de conhecer, um novo projeto está em campanha no Catarse em parceria com a editora Minna. Que fez o resgate de uma obra com mais de um século desde a sua primeira publicação, As viagens maravilhosas do Dr. Alpha aos mundos dos planetas, escrito e ilustrado por Oswaldo Silva.

Sinopse





"As Viagens Maravilhosas do Dr. Alpha aos Mundos dos Planetas é uma fascinante aventura que nos transporta para um universo repleto de mistérios e descobertas extraordinárias. Quando o protagonista herda uma vasta biblioteca de seu pai, ele depara-se com um misterioso cofre contendo um manuscrito do lendário Dr. Alpha Latinus.


Movido pela curiosidade, ele mergulha na leitura desse tesouro esquecido, encontrando a minuciosa narração das viagens interplanetárias realizadas pelo Dr. Alpha na máquina voadora que ele mesmo inventou e chamou de Meteoro. Assim, somos transportados pelas incríveis aventuras e pelas maravilhas dos astros, acompanhamos o Dr. Alpha em suas explorações por planetas e civilizações até então inacessíveis à curiosidade humana.


Repleto de emoção e mistério, As Viagens Maravilhosas do Dr. Alpha aos Mundos dos Planetas cativa com sua narrativa envolvente, levando-nos a sonhar com as possibilidades infinitas do cosmos e a questionar os limites da ciência e da exploração espacial."



Sobre a campanha


A campanha ficará no ar até dia 07 de setembro, com valores especiais de apoio a partir de R$25,00 que vão desde do livro digital ao livro físico, marcadores, adesivos, e ainda edições dos originais da Mamakoosa.


As Viagens Maravilhosas do Dr. Alpha aos Mundos dos Planetas terá Prefácio de Gabriel Billy; Conto de abertura “xx”, de xx; Brochura 21x15cm com capa em papel cartão; Páginas coloridas; Marca-páginas exclusivo; Brindes exclusivos da pré-venda.


Para apoiar essa campanha basta clicar AQUI.




E então, o que acharam? Se eu fosse vocês correia para conhecer esse projeto! Se juntem aos bonecos loucos da Mamakoosa e divirta-se!


 

Gostou do nosso conteúdo? Que tal apoiar o Yellow Talk? O Yellow também é podcast, e seu apoio pode ajudar o nosso trabalho a crescer cada vez mais. A partir de R$2,00 você já vai estar contribuindo para manutenção do nosso programa. Para dar o seu apoio, basta clicar AQUI.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page