top of page
  • Foto do escritorCarlos Pedroso

Lançamento: DEBAIXO D´ÁGUA


Fala galera, beleza?


Hoje estou passando para falar sobre uma coisa bem legal, lançamento de quadrinho. Como é bom quando sai um quadrinho que a gente estava esperando para conhecer, e como é melhor ainda por ir no evento acompanhar o lançamento.


“DEBAIXO D´ÁGUA”,

HQ autobiográfica de Fernanda Baukat e José Aguiar, é uma jornada íntima vivida entre a gravidez e o parto num dos países campeões em cesáreas.


Fernanda e José são um casal à espera do seu primeiro filho. Amor, fascínio, assombro, insegurança, dificuldades e burocracia fazem parte dessa jornada. Nesta obra, os autores relatam sua busca pela melhor experiência de parto, para uma mulher que deseja dar as melhores boas-vindas a uma criança que irá nascer no Brasil, um dos países recordistas em cirurgias cesáreas desnecessárias. Esta é uma história íntima, mas com a qual você pode se identificar, de uma forma ou de outra. Um convite para a sua reflexão. Afinal, quem já não foi uma vida crescendo na barriga de uma mãe preocupada, cansada, aflita ou feliz?


Ilustrada em aquarela e lápis de cor, a obra representa um desafio para seus autores, não somente pela técnica ou pela exposição de sua vida pessoal, mas por tocar em um tema socialmente relevante. Sua intenção, ao contar suas experiências, é a de sensibilizar sobre a importância do parto humanizado, do acompanhamento do trabalho de parto e do apoio a gestantes e suas famílias. Contribuir para a discussão sobre como nossa sociedade, dentro de suas diferentes realidades e contradições, pode se preparar para respeitar toda mãe que gera uma nova vida.


Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com o incentivo das empresas Celepar e Divesa.


A Quadrinhofilia, produtora deste projeto, em parceria com a ONG Mãos Invisíveis, fará, somente no evento de lançamento, a troca dos exemplares do livro por alimento não perecível: preferencialmente café, açúcar, leite integral e óleo vegetal. Os itens arrecadados serão utilizados no trabalho da ONG, que, entre outras ações, promove a garantia de direitos para grávidas em situação de rua.


SOBRE OS AUTORES


Fernanda Baukat

É mestra em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná, onde também é graduada em Letras Alemão e Português, além de ser graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como produtora cultural nas áreas de histórias em quadrinhos, eventos culturais e interculturais, exposições e teatro. É coautora da coleção de livros Arte e você, da Editora Positivo. Também é professora de alemão e português como língua estrangeira.


José Aguiar

É mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Premiado quadrinista, também publicado na Europa. Indicado ao Prêmio Jabuti pelos seus livros Reisetagebuch – uma viagem ilustrada pela Alemanha, Coisas de adornar paredes, A infância do Brasil e CWB. Este último também foi finalista do Prix BD Alternative do Festival de Angoulême, na França. Sua tira de humor Nada com coisa alguma é publicada no jornal O Globo. Escreveu sobre cultura pop na Folha de SP e no site Omelete, e o livro Narrativas gráficas curitibanas, resgate da história dos quadrinhos, charges e cartuns em sua cidade natal. Autor também da webcomic adolescente Malu, disponível em www.maluca.com.br. Suas tiras podem ser lidas em seu Instagram @quadrinhofilia.


Serviço:

Debaixo d’água

Autores: Fernanda Baukat e José Aguiar

Capa cartonada/Formato 19x23 cm/200 páginas, offset 90 g/colorido

Editora Quadrinhofilia


Lançamento da HQ Debaixo d’água com debate e autógrafos

Quando: 4 de março (sábado) a partir das 16h.

*No lançamento os livros não serão vendidos, mas trocados por alimento não perecível: preferencialmente café, açúcar, leite integral e óleo.

Outros títulos dos autores estarão à venda no local.

Local: Gibiteca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti 533 – Solar do Barão

Informações: 41-33213250



Espero econtrar vocês no evento...Até lá!




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page