top of page
  • Fabiano null

Dicionário Otaku #2: Seinen

Salve galera da Yellow!

Hoje continuando a explorar o vocábulo do gênero literário mangás trouxemos mais uma demográfia pra explorar seu conceito e do que se trata suas tramas que são empregadas nesse gênero. Dessa vez vez vamos explicar o que são mangás seinen e seus principais títulos, e o por que dele ser semelhante ao gênero shonnen mas ser uma própria demografia.


O conceito:

Pra começarmos destrincharemos o que são mangás seinen? Esse gênero de mangás aborda as mais diversas aventuras desde a jornada do herói, a importância da honra, guerras, investigações, aventuras bizarras, entre outras tramas semelhante a outros gêneros, o diferencial está em como os autores trabalham suas obras, nesse caso teremos tramas mais elaboradas onde autor irá da enfase em elementos mais pesados, como por exemplo em monster explorando a mente de um serial killer ou em real a dificuldade da inclusão dos cadeirantes nos esportes, com uma arte mais carregada e realista em sua grande maioria, assim da pra dizer que é um Shonen so que pra adultos pois as tramas são mais comolexas e carregadas de conceitos que muitas vezes não são evidenciados em outros gêneros dos mangás.


Como surgiu?

Os mangás seinen tiveram sua origem nos anos 60/70 e originaram a partir dos gekigas, um estilo de mangás do final dos anos 50 que trabalhavam com tramas mais maduras e realistas. Com o fim da revista Garo onde era publicado as historias desse gênero ouve o fim dos gekigas nos anos 70. Assim com o intuito de continuar com a temática madura pras história e publica-las originol-se o gênero seinen, graças a autores que buscavam diferenciar seu estilo narrativo de obras infanto-juvenis da época.


Principáis títulos:


1-Monster:

Autor: Naoki Urasawa

Dr. Tenma um renomado neuro cirurgião salva a vida de um jovem garoto, o que ele não sabe é que esse garoto cresceu e virou uma das mentes mais doentias que está causando uma série de assassinatos em toda Alemanha, com dor e o sentimento de culpa pelas mortes já que salvou o garoto Tenma tem o dever moral de por um fim nesse "Monstro".


2-Berserk:

Autor: Kentaro Miura

Guts é um viajante em busca de vingança contra um ser de puro caos por tudo que ele passou, e com a alcunha de Espadachim Negro ele irá atrás de todos que possam ter alguma dica sobre o paradeiro de seu nêmesis e completar sua vingança.


3-Jojo's Bizarre Adventure:

Autor: Hirohiko Araki

Jojo's trata-se da história da familia Joestar e seu estranho senso de atrair bizarrices a sua vida. Veremos os mais diversos personagens tendo que passar por diversas histórias, desde vampiros assassinos a divindades que desejam rebobinar o universo, mas possuindo como epicentro de tudo a bizarrice, desde na presença nas atitudes dos personagens até as situações que enfrentam.


4-Real:

Autor: Takehiko Inoue

A dificuldade da acessibilidade é um problema da sociedade em adaptar-se as mais diversas necessidades, e com o intuito de agregar a todos surge o esporte com suas mais diversas modalidades e adaptando-se pra inclui-los, assim real surge como uma lição moral pra nós apresentar ao dia a dia dessas pessoas e seus problemas, e tendo o foco central da trama o basquete de cadeira de rodas mostrando como os esportes podem unir a todos.


Além desses existem outra gama de títulos que possuem como foco história mais maduras e com uma vasta gama de conceitos que se adentram a demografia seinen.


Esse foi mais um dicionário otaku, até a próxima!


6 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OBLIVION

bottom of page