top of page
  • Fabiano null

Dicionário otaku #1 : Shonen

O mundo dos mangás possue uma vasta mitologia de conceitos os quais muitas vezes confundem os leitores das obras, podendo ser em questão de gênero, produção, entre outras nomenclaturas desse universo rico e vasto que é o dos quadrinhos japoneses. Não so focaremos na mitologia de mangás a qual será o principal mas também buscaremos apresentar conceitos das produções chinesas e coreanas, com o intuito de cituar cada vez mais os leitores nesse universo.



Nessa primeira edição destrincharemos a nomenclatura "Shonen", a qual se trata da mais conhecida de todas e muitas vezes não se saiba sobre essa demografia de mangás/animes.


A demografia Shonen está relacionada as historias que focam na aventura, além da famosa jornada do herói, onde os indivíduos tem um objetivo a ser comprido e ele fará de tudo para que ele ocorra, Luffy como rei dos piratas, Ichigo para proteger a todos ao seu redor, Naruto em se tornar o hokage, entre outros protagonistas que almejam algo, o qual será o foco para o funcionamento da trama como um todo e suas aventuras. Além das aventuras os temas variam desde ficção científica, ocultismo, pirataria, suspense, entre os mais diversos temas de histórias disponíveis na imaginação humana.



Esse gênero surgiu no Japão a partir dos anos 70', com a obra Dragon Ball de Akira Toryama, muito comum no Brasil por passar nos programas infanto-juvenil como globo e sbt, e vem se tornanando uma das maiores potências na produção de mangás desde então. Já que falamos da principal obra precisa-se falar da principal forma de publicação, a Weekly Shonnen Jump é uma coletânea semanal onde os autores postam seus títulos para o público, surgindo no mesmo período de Dragon Ball e está até os dias de hoje.



Além de ser um gênero muito amado pelo público ele é dententor da obra mais famosa do gênero da nona-arte, a obra de Echiro Oda One piece é a maior obra já feita em questão não de extensão mas de fama, sendo amada pelas mais diversas faixas etárias, como também chegando no patamar como grandes títulos como Superman e Batman do ocidente.



As edições da Shonen Jump, além de trazerem as inúmeras histórias que alegram seus leitores semanalmente, trazem um "table of contents" onde os leitores iram votar nas 3 principais obras as quais ele estão curtindo acompanhar, e disso durgiu o famoso "Big 3" da Jump, a qual trata-se dos pilares que fazem a revista vender, títulos como One piece e Naruto são alguns dos mais conhecidos pelo grande público.


Por fim para aqueles interessados no gênero de mangás aqui vai uma lista com alguns dos "Big 3", já que são os mais amados pelo público e tendo um aceitamento maior. Entre eles temos:


  • One piece( editora panini comics) com 102 volumes lançados na sua edição convencional e 9 na suas edição 3 em 1

  • Bleach (editora panini comics) foi finalizada em 75 volumes e agora está saindo a edição remix que terá 26 volumes compilando toda a obra.

  • Dragon ball clássico/Z (editora panini) onde finalizou em 42 volumes e tem o kanzenban que será concluido em 34 volumes em capa dura.

  • Jujutsu Kaisen (editora panini comics) tendo lançado 20 volumes e está em andanmento.

  • My hero academia (editora jbc) tendo 32 volumes já lançados e está pra ser finalizado ainda esse ano no Japão, sendo que lá foi lançado até o 37

  • Hunter x Hunter(editora jbc) tendo 36 volumes lançados e está em publicação + hiato por saúde do autor


Esses foram alguns dos principais títulos que vocês interessados na demografia shonen podem encontrar e adiquirir.


No mais vamos ficando por aqui, espero vê-los na próxima edição de "Dicionário Otaku"!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page