top of page
  • Foto do escritorQuadrinhos Diários

Bendaora: Os incríveis mangás nacionais de Raoni Marqs

Talvez você se pergunte se mangás nacionais podem de fato serem bons, ou até se os autores vão saber utilizar bem da linguagem de origem japonesa, para comunicar bem boas histórias, e o que posso dizer é que sim, e (me desculpe o trocadilho) é bem da hora!

Escrito e desenhado pelo autor Raoni Marqs, do qual já foi roteirista de Irmão do Jorel e Ico Bit Zip, temos histórias curtas lançadas anteriormente de forma independente em um volume de ‘Bendaora’ e agora, publicada pela editora JBC, temos dois volumes de histórias curtas, funcionando perfeitamente independente uma da outra, e todos os dois volumes tendo um total de 250 páginas.


O primeiro volume, contém 5 histórias, que são: “Killback”, “Delivery Knights”, “Nori”, “Mr. Luvas” e “Khorn”.


Em todas essas histórias há muito do autor e de seus gostos. O autor consegue misturar elementos improváveis em que, quando nos demos conta, jamais imaginaríamos que dariam tão certos.


Para exemplificar um pouco, na primeira história e uma das minhas preferidas, temos o Killback, um heróis inspirado nos personagens de Metal Gear Solid, onde o herói deve salvar todos os animais filhotes do mundo, pois um “gênio do mal” sequestrou todos, faltando apenas um, que servirá de isca para o confronto com este vilão.



A princípio parece muito absurdo, muito cômico, e o que é. Mas também é visto elementos reais de ação, onde o autor consegue trabalhar muito bem tanto o lado da comédia, quando da ação.

E isso é visto também em diversas formas durante as histórias. E claro, cada história apresenta um estilo diferente de arte, o que mostra ainda mais da genialidade artística do autor.


No segundo volume, temos histórias maiores, tendo um total de 3 histórias que são “Tenkamusou”, “Bull Kid” e “Morumam”. E neste volume em específico, se o autor não te surpreendeu até agora, ele te surpreende e muito aqui.


Em Tenkamusou, temos um Musashi que sonha em ser um tenista de nome, e como toda história de “samurai”, a história é repleta de disciplina, foco, perseverança, e um pouco de aplausos, até porque, nunca é demais um pouco de glória né?



Não poderia deixar de ressaltar nas diversas referências que o autor emprega durante suas histórias. São para todos os fãs de cultura pop, principalmente de mangás, se deliciarem, pois são todas muito bem colocadas, sem um “fã-service” gratuito, para conquistar aqueles fãs muito emocionados.


Por fim, digo com tranquilidade que são histórias que realmente valem a pena demais, e para você que quer fugir do convencional ou apenas quer ler boas histórias, eu recomendo.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page