top of page
  • Foto do escritorMarcelo Gaudio

Avatar 2 - O Caminho da Água



Demorou mais de dez anos, mas James Cameron nos levou mais uma vez ao mundo de Pandora na sua versão "gigantes azuis" da devastação causada pelo invasor europeu à América.

...

Avatar 2 - O Caminho da Água se passa anos depois do primeiro, quando os humanos voltam a atacar a lua de Pandora na tentativa de conquistá-la e transformar na nova casa dos humanos, depois de destruírem completamente a Terra.

...

Nessa jornada temos o exército com seus Na'vi clonados caçando a família Jake Sully e ele e sua família fugindo da floresta para adaptar a uma nova cultura, a dos aliens do arquipélago. Um roteiro mais interessante que o anterior, embora ainda sujeito a situações e resoluções previsíveis.

...

Mantém a mesma ideia de aventura épica de ficção científica com mensagem ambientalista, mas talvez com passagens ainda mais próximas de um documentário ao ampliar ainda mais com novas espécies inteligentes e conexões ainda mais fortes entre as criaturas do mundo alienígena, assim como a crueldade humana.



Mas expandir tais conexões, cenários e apresentar os novos personagens, tornou o filme muito extenso, perdido em longas sequências de ambientação e contextualização. Estás até possuem um ritmo próprio, capaz de nos fazer esquecer que Pandora está sendo destruído em outra parte.

...

E se o filme original tinha como referência principal Pocahontas e os primeiros contatos dos europeus com os povos originários das Américas, inclusive com a questão controversa do "branco salvador", aqui podemos avançar para o século XIX e encontrar paralelos com as guerras que buscavam devastar os povos originarios e seus territórios.

...

Tecnicamente é possível identificar alguns avanços, principalmente pelo novo cenário aquático, mas tais avanços não são tão grandiosos como os que vimos em 2009, de forma que o realismo do planeta e das criaturas fantásticas ganharam apenas algumas camadas a mais, deixando as melhorias na tecnologia apenas nos bastidores.

...

Disponível: #disneyplus

...

8,5/10



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page