top of page
  • Foto do escritorQuadrinhos Diários

A Importância de Ler Hqs ruins

Há algum tempo, saiu em diversos portais de notícia, que Alan Moore, em um curso de narrativa de histórias na BBC Maestro, curso voltado para iniciantes na escrita, disse que é bom que eles leiam histórias ruins. Mas, porquê?



Alan Moore


Nas palavras do Mago:


"Como um escritor em perspectiva, eu recomendo que você não apenas leia bons livros - leia também livros terríveis, pois eles podem ser mais inspiradores que bons livros. Se você é inspirado por um bom livro, há sempre o perigo de plágio, de fazer algo que é muito parecido com ele, enquanto uma reação genuinamente útil a um trabalho que você está lendo é: 'Jesus Cristo, eu poderia escrever isso.' Isso é imensamente libertador, encontrar alguém publicando que está muito, muito pior do que você, te dando a oportunidade de analisar o por que ele está indo tão mal."

- Diz Moore.


"Ah, mas o que isso tem haver comigo, já que eu não irei escrever." Te digo: MUITO!


Em todas as redes sociais temos diversos criadores de conteúdo que escrevem suas resenhas de materiais diversos, seja Marvel, DC, materiais independentes, entre outros.


Porém, muita das vezes ficamos reféns dessas resenhas para decidirmos o que iremos adquirir ou não para nossa jornada de leitura. Percebe o erro?


Esses dias eu li o Marvel Saga Homem-Aranha 6, que tem a famosa história Pecados do Passado. Muitos colegas diziam para eu não ler, porque era horrível, mas ainda assim insisti.






E sim, que história ruim. Mas EU precisava descobrir isso.


Leitura é para ser uma descoberta e uma aventura pelo desconhecido, onde só iremos ler grandes obras e sermos leitores de coisas maravilhosas. E cadê nossas descobertas?


Leituras ruins moldam nosso gosto. Formam nosso caráter leitor e nos faz correr daquilo que não queremos ler. Criamos um gosto e uma crítica própria, capaz de nos fazer decidir e ter nosso gosto, independente do outro ter gostado ou não.


Imagina ter uma pessoa decidindo tudo por você? O que você irá comer, vestir e aonde ir? Isso seria bom? Eu, particularmente detesto.


Veja bem, não estou sendo contra resenhas. Eu escrevo também e isso me ajuda a decidir, principalmente em dias com materiais tão caros. Contudo, ser refém disso é o problema.





Esqueci as vezes que pessoas falavam mal de quadrinho X e no final, eu gostei. imagina se tivesse ido pela opinião alheia.


Opinião são subjetivas e contém toda a realidade do indivíduo. Portanto, não é bom que confiemos como um todo.


Para finalizar, as palavras de Moore:


"Isso ajudará imensamente seu próprio estilo. Você vai descobrir todos os erros que não deve cometer. Por que essa história me ofendeu tanto? Sim, analise isso! Descubra os motivos pelos quais você não gostou. Encontre todos os exemplos de falta de jeito ou pensamento ruim que estragaram a história para você."




26 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

OBLIVION

bottom of page