top of page
Foto do escritormoreira12r

É impossível fugir de algumas coisas da vida


Em As Gerações, quadrinho LGBTQIAPN+ de Flavia Biondi lançado pela Faro Editorial em 2023, nos apresenta a história de Matteo, após o fim de um relacionamento volta à sua cidade natal depois de 3 anos morando em Milão.


Ele espera receios e hostilidades, mas talvez seja ele o mais hostil e receoso, inclusive consigo mesmo. Às vezes, não basta ir embora para que possamos compreender quem somos. Também é preciso voltar para casa.


Nossa, como eu gostei desse quadrinho, pois ele aborda vários temas que me são caros como a afirmação da própria sexualidade, amadurecimento e perdas, consequentemente, o luto do vínculo que se partiu.


A autora desenvolve muito bem os personagens, tanto Matteo, quanto seus familiares e é incrível como observamos o amadurecimento e a restauração de vínculos que se romperam. sejam por medos ou preconceitos.


Ao abordar a afirmação da sexualidade homossexual do protagonista e o impacto que isso causa em alguns membros da família (infelizmente, vivemos em um sociedade homofóbica) e nas relações para com Matteo é muito semelhante a realidade na população LGBTQIAPN+.


Não apenas os desdobramentos da revelação da sexualidade são apontados, como também como se dá a relação e os vínculos dos demais familiares entre si, ampliado atitudes como rejeição e controle dentro da família.


A autora consegue expor dinâmicas familiares em meio ao amadurecimento de Matteo, de um jovem hostil e sem muita percepção de sentidos em sua vida, Matteo se apropria tanto da sua vida, quanto de sua responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros.


Por fim, é importante ressaltar o resgate dos vínculos entre as gerações da história, relações conflituosas encontram espaço para o diálogo, novas interpretações são construídas e atitudes voltadas para a resolução dos problemas são alcançadas, permeados pelas perdas simbólicas e concretas dentro da trama.


A arte funciona com a proposta da história, complementando a narrativa de uma maneira singular em seus quadros sem balões, mas que nos contam muito sobre o que de fato está acontecendo.


Super recomendo esse quadrinho! Você já conhecia essa HQ?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page